Associação das Escolas firma parceria com vereador para aprimorar atendimento a autistas
A Associação das Escolas Particulares de Guarulhos (AEG) recebeu, durante sua reunião quinzenal da última quarta-feira (15/03), o vereador Jorginho Mota (AGIR) para a assinatura de uma parceria no projeto “Patrulha da Inclusão”. O objetivo é facilitar a inclusão e a aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista dentro do ambiente escolar nas escolas da cidade.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, estima-se que existam pelo menos 2 milhões de autistas no Brasil. Cada um com suas necessidades de suporte, estratégia de tratamento médico e estrutura familiar. Junta-se a isso o direito de frequentar a escola regular, para se desenvolver intelectual e academicamente e se integrar à sociedade como cidadão.
O presidente da AEG, Wilson Lourenço, destacou que a inclusão de alunos com necessidades especiais já é uma realidade. “Hoje, na nossa cidade, pelo menos 5% do total de alunos já são casos de inclusão. Em algumas escolas, este número chega a 15%. Considerando as exigências da legislação e a realidade em sala de aula, este é um tema de debate necessário. Sentimos a necessidade de nos adequar, mas precisamos saber como nos adaptar e expor nossas dificuldades também”, afirmou.
O vereador Jorginho Mota compareceu à reunião com sua equipe, que conta com três psicopedagogas, e colocou sua estrutura à disposição dos estabelecimentos de ensino associados à AEG para orientar as equipes e facilitar a inclusão e adaptação de autistas. “Sabemos que as pessoas não estão preparadas para receber as crianças e suas famílias. Queremos ajudar e unir forças. A equipe multidisciplinar que criamos para a Patrulha da Inclusão pode apoiar os profissionais que trabalham nas escolas”, explicou o vereador, que só descobriu que é autista depois de um diagnóstico do filho.
Circuito Escolar
A reunião da AEG teve, também, participação do organizador do Circuito Escolar, Walter Franco. Ele apresentou aos mantenedores o histórico da competição, que começou na região do ABC, e os detalhes da edição 2023, que já está com as inscrições abertas.
O Circuito Escolar é a maior competição intermunicipal entre escolas da Região Metropolitana de São Paulo e a Associação das Escolas Particulares de Guarulhos é apoiadora do torneio.
“Nós temos competições em 15 modalidades esportivas e, desta vez, a partir do segundo semestre, incluiremos apresentações artísticas, como música e teatro”, explicou. O polo Guarulhos da competição será coordenado por Fernando Duran e Irton Rodrigues.
O Circuito Escolar concederá medalhas de ouro, prata e bronze para os vencedores em suas modalidades. Os demais alunos receberão medalhas de participação. As escolas ganhadoras são premiadas com troféus.