Colégio Carbonell reúne famílias para falar da importância dos limites dados aos filhos

0

O Colégio Carbonell, associado à AEG (Associação das Escolas Particulares de Guarulhos), realizou a 27ª edição do seu “Café com a Direção” na noite da última segunda-feira, 7/11, com a presença da psicóloga Priscilla Umeda. No encontro com pais e mães de alunos foram abordados temas como a importância da autoridade parental e o estabelecimento de limites para os filhos.

“Temos percebido que muitas crianças se sentem inseguras justamente por não terem claros os limites que devem ser respeitados em suas atitudes. Atos intempestivos, muitas vezes, estão diretamente ligados a essa falta de regras”, afirmou a mantenedora do colégio, Andréa Lourenço, ao explicar a escolha do tema.

Priscilla Umeda é psicanalista, psicóloga clínica e filiada ao Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Para a especialista, é fundamental que os pais ocupem seu papel na relação com os filhos. “Os pais são bússola na vida dos filhos. São eles que vão mostrar, desde cedo e para sempre, qual é a direção correta. Nem sempre isso será acatado pelos filhos, e é possível que na maioria das vezes eles fiquem contrariados. Mas, para a construção de um ser humano maduro, é preciso ter esse ‘Norte’”, afirmou.

Segundo ela, a frustração dos filhos perante os pais não vem do “não”. Mas da falta dele. “Mesmo que inconscientemente ou sem admitir, eles são como um carro desgovernado e querem muito que alguém diga a eles até onde podem ir. Eles ainda não têm o discernimento para tomar decisões importantes. Por isso, deixa-los com todas as possibilidades possíveis é prejudicial. Isso sim vai frustra-los. E, pior, trazer consequências terríveis para suas personalidades quando forem adultos”, aponta.

Para Priscilla, que atua no atendimento clínico a adultos, adolescentes, crianças e na orientação a pais, muitos casais têm adotado um relacionamento mais condescendente com os filhos, confundindo autoritarismo com autoridade. “Nosso papel de pais é intransferível e só nós podemos cumprir essa função de delimitar os perigos. E nem adianta querer reconhecimento agora. A gente até tem alguns momentos de gratidão durante a vida dos filhos, mas eles só vão entender o tamanho da nossa contribuição quando forem pais também. Isso só vem a longo prazo”, completou.

O Café com a Direção, do Colégio Carbonell, tem o objetivo de trocar ideias e compartilhar conhecimento com pais de alunos das mais variadas faixas etárias. “Muitos assuntos são propostos pelas próprias famílias, que nos procuram buscando ajuda. A gente estuda os temas e traz palestras, rodas de conversas e bibliografias para acharmos soluções e encaminhamentos para esse desafio gigante que escola e famílias têm na formação dos jovens”, disse Andrea.

Leave A Reply

Your email address will not be published.