Escolas se preparam para iniciar Circuito Escolar
Inscrições terminaram no dia 30 de agosto; competições começam no dia 3/09
Em 3 de setembro será dada a largada do Circuito Escolar – uma das maiores competições estudantis da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). As inscrições se encerraram na última terça-feira, dia 30 de agosto, e a modalidade a estrear a edição 2022 do torneio é o Tênis de Mesa.
Em seus mais de dez anos de organização, foram aproximadamente 85 colégios participantes, entre escolas particulares, estaduais e municipais de Guarulhos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires, Suzano e São Paulo. Neste ano o campeonato, que tem o apoio da Associação das Escolas Particulares de Guarulhos (AEG), promete ser a maior competição intermunicipal entre escolas da RMSP.
Serão praticamente dois meses de jogos: a última disputa ocorre no final de outubro e as premiações e o encerramento serão realizados no início de novembro. Para o presidente da AEG, Wilson Lourenço, o evento tem grande importância para a formação dos jovens guarulhenses. “O esporte agrega benefícios essenciais para todas as pessoas. Temos como lema unir a Educação e o Esporte para formar cidadãos mais preparados para a vida”, afirma.
São esperadas pelo menos 50 equipes nas modalidades coletivas e mais 100 alunos no Tênis de Mesa, de acordo com Lourenço. “O Circuito Escolar já existe há 12 anos, disputam-se 17 modalidades no total. Depois de termos os resultados, vamos fazer uma integração, uma espécie de competição entre os melhores, que vai colocar frente a frente equipes do ABC e de Guarulhos. É uma festa do Esporte”, diz o presidente.
Referência em bem-estar e inclusão
O diretor técnico da competição, Walter Franco da Rocha, conta que o Circuito Escolar se tornou referência como importante ferramenta de diminuição de estresse, ansiedade, obesidade e depressão entre os jovens participantes, além de proporcionar diversidade de gênero e classe social em suas quadras. “Tudo isso sempre foi aliado a muita diversão e um ambiente saudável para todos que jogam e assistem o torneio”, conta.
O Circuito Escolar foi criado para unir educação e esporte, proporcionando experiências únicas aos jovens participantes, ressaltando habilidades e aprendizados como comprometimento, esforço, moral, ética, importância da saúde física e mental, respeito às regras, concentração e trabalho em equipe. Aos pais e responsáveis, propicia a participação e presença da família em eventos esportivos e culturais nas escolas.
A temporada conta com modalidades como ginástica artística e rítmica, judô, basquete 3×3, xadrez, futsal, vôlei, handebol, tênis de mesa, atletismo, natação, vôlei de areia, patinação e dança.
“Na nossa história, temos a experiência de proporcionar interação entre as escolas e famílias, sempre com o fundamento educativo. Além disso, sempre deixamos claro que os concorrentes são adversários e não inimigos. Precisamos fomentar essa mensagem justamente na fase em que esses jovens mais aprendem em suas vidas”, explica Walter.
Estão confirmados os colégios Canadá, Carbonell, Eniac, Augusto Ruschi, EBE Objetivo, Maia, Marconi, Julio Mesquita e Parthenon. São aceitos atletas Sub-17, 15, 13, 11, 09 e 07 e os jogos são realizados preferencialmente aos finais de semana, podendo eventualmente ocorrer, também, no período noturno durante a semana.
Assim como em suas outras edições, o Circuito Escolar concederá medalhas de Ouro, Prata e Bronze para os vencedores em suas modalidades e os demais alunos receberão medalha de participação. As escolas ganhadoras são premiadas com troféus.
O Circuito Escolar já impactou a vida de mais de 9 mil alunos, sendo 3,7 mil nas modalidades coletivas e 5,3 mil nas individuais. A grande maioria dos jovens tem entre 14 e 17 anos (em torno de 2 mil).
“Os nossos números falam por si só. Mas gosto sempre de lembrar que também tivemos a participação de atletas que posteriormente disputaram as Olimpíadas, como a Bruna Takahashi e a Caroline Kumahara, ambas do tênis de mesa. Saber que temos participação nessa trajetória e que podemos fomentar novos atletas profissionais não tem preço”, conclui Walter.
Serviço
Circuito Escolar 2022
Início das competições: 3 de setembro